Finalmente, o livro “Automação e Controlo Industrial – Indústria 4.0” está em produção. É um livro essencial, que escrevi com muito gosto a pensar nos meus alunos, na indústria nacional e na capacidade de fazer a diferença num cenário de “Indústria 4.0”.

Numa altura em que os sistemas automáticos, os sistemas inteligentes, a inteligência artificial e os robôs são elementos do nosso dia a dia e ameaçam fazer uma transformação radical na forma como vivemos e trabalhamos, faz sentido estudar os fundamentos de uma das áreas mais importantes nos desenvolvimentos que permitiram a quarta revolução industrial: a Automação e o Controlo Industrial. Este livro, que complementa e alarga um outro, do mesmo autor, que se dedica especificamente à temática da Robótica Industrial, foi preparado para ser um guia detalhado para uma disciplina de Automação e Controlo Industrial ao nível do terceiro ou do quarto anos de um curso superior, universitário ou politécnico, de Engenharia Mecânica, Industrial, de Produção, Eletrotécnica, etc. Está também particularmente adaptado para profissionais da indústria da automação e controlo industrial, como os integradores de sistema, incluindo utilizadores finais.


Os temas abordados incluem:

  • Sistemas de produção 4.0
  • Fundamentos de automação e controlo industrial
  • Guias das ferramentas Matlab e Visual Studio C#
  • Introdução à programação em Arduino Autómatos industriais
  • Introdução à eletrónica e aos sistemas de aquisição
  • Sensores industriais
  • Controladores automáticos industriais: PID
  • Análise de sistemas de primeira e segunda ordem
  • Aplicações industriais e muitos exemplos

Destacam-se as introduções feitas a várias tecnologias essenciais à compreensão e à implementação das matérias abordadas: Matlab, Visual Studio C# e programação em Arduino. A obra foi organizada para poder ser acessível a leitores de várias exigências técnicas e científicas, estando redigida numa linguagem rigorosa e acessível, acompanhada de um conjunto muito alargado de exemplos práticos totalmente desenvolvidos e explicados. Além disso, todos os programas implementados para esses exemplos, assim como vídeos de demonstração, são fornecidos num pacote de software e outras ferramentas, disponíveis num site desenvolvido pelo autor.

Tenho muitos agradecimentos a fazer. Às pessoas que trabalharam comigo e que me privilegiam com a sua amizade, aos meus alunos, à minha família e a todos as pessoas da indústria e da economia real com quem trabalhei e colaborei.

Agradeço ainda à Siemens que decidiu apoiar este livro e permite que ele chegue ao mercado a um preço mais acessível. Muito obrigado.

Finalmente, agradeço à Lidel pela confiança em mim próprio, nomeadamente, ao Eng. Frederico Annes (responsável da Lidel, pela generosidade e confiança nas minhas propostas editoriais), à Dra. Patrícia Mouro (editora sempre disponível e atenta) e à Dra. Paula Santos (pelo competentíssimo trabalho de revisão). A LIDEL é uma excelente editora. Não me esqueço que estávamos a fechar este livro e já outro me estava a ser “contratado”, para logo a seguir ao verão 🙂

O livro (“Automação e Controlo Industrial – Indústria 4.0“, J. Norberto Pires, Lidel, 2019) será apresentado em breve na livraria Bertrand do Centro Comercial ALMA (Coimbra). A data prevista é o dia 16 de Maio de 2019, pelas 17:00, numa sessão sobre “Indústria 4.0”. Em breve confirmarei – reservem na agenda 🙂

No Comments

Cancel