Robotic-based Laser Metal Deposition (LMD) System

A few days ago we made a public demo of our robotic-based WAAM system and related digital-twin. With that system we can perform any AM task, simulate the printing process, follow it from a digital-twin and fully control the printing process.

Video here (in portuguese).

We are now focusing in the LMD (Laser Metal Deposition) version which is controlled by the same software and related infrastructure.

Stay tunned 🙂

Desenvolvimento Sustentável e Transição Digital

A Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra (ASL-UC), em parceria com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da sua Comissão Nacional de Relações Internacionais, promoverá no dia 12 de maio de 2021 a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ASL-UC/OAB NACIONAL, cujo tema central será o “Desenvolvimento Sustentável e Transição Digital”.

O programa da conferência inclui dois painéis sobre os temas “Indústria, Inovação e Infraestruturas” e “Novas Tecnologias e Direito”, sendo que a conferência inaugural ficará a cargo de André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital, e a conferência final será proferida por Filipa Calvão, Presidente da Comissão Nacional de Proteção de Dados de Portugal.

View Post

Digital Intelligence for Sustainability

A Universidade de Coimbra (UC) vai promover o curso “Inteligência Digital para a Sustentabilidade ” (Digital Intelligence for Sustainability no original), com os primeiros módulos a serem assegurados no âmbito do programa Microsoft Learn for Institutions.

O curso agrega quatro módulos obrigatórios em Competências Digitais (Microsoft) e 32 horas em Módulos Opcionais enquadrados em diversas áreas – da Internet das Coisas, à Inteligência Digital, ao Direito, às Humanidades, à Química, à Farmácia, à Medicina, entre outras – que permitem uma formação integral no domínio das tecnologias.

O curso promove as “competências de sucesso” orientadas para as pessoas e o desenvolvimento sustentável. Trata-se de um curso muito inovador e uma oportunidade única de valorização do currículo para os estudantes da UC, distinguindo-se pela possibilidade de combinar a formação em competências digitais e transversais e de permitir o desenvolvimento de um projeto prático.

O curso irá funcionar em regime b-learning e é certificado, possibilitando o acesso a três perfis de certificação distintos: Perfil 1 – cumprimento da estrutura geral que dá direito a um diploma da UC de curso não conferente de grau, com o selo ODS, e certificação Microsoft; Perfil 2 – cumprimento somente da Parte 1 dá direito a uma certificação Microsoft; e Perfil 3 – a frequência isolada de módulos transversais dá direito a certificado de frequência da UC para cada módulo.

A primeira edição do curso – disponível em https://apps.uc.pt/courses/PT/course/9161 – irá iniciar-se a 19 de maio e destina-se somente a estudantes finalistas da Universidade de Coimbra, de qualquer área científica. As candidaturas decorrem de 26 a 30 de abril.

WAAM System demonstrated

Yesterday we made the first public demo of our robotic-based WAAM system and related digital-twin. With this system we can perform any AM task, simulate the printing process, follow it from a digital-twin and fully control the printing process. Stay tuned – I’ll post the public record of the demo.
Note: Soon will be showing the LMD version which is controlled by the same software and related infrastructure.

Pint of Science 2021 – 17 de Maio, 22:15, no “Aqui Base Tango”

No dia 17 de Maio serei orador num evento denominado “Ter Muita Lata”, que abrange as áreas genéricas de Engenharia, Robótica e Computadores, onde falarei sobre a minha actividade de I&D em robótica e automação.

A sessão irá decorrer num bar da cidade de Coimbra designado Aqui Base Tango, entre as 21h00 e as 23h00. A minha sessão específica começa às 22h15. Apareçam para beber um copo e… pois, debater robótica 🙂

Integração de Equipamentos em Células de Produção Flexível

Ontem (25 de Novembro de 2020) num seminário organizado pela Associação da Indústria dos Moldes – CEFAMOL – Portuguese Association for the Mould Industry sobre Automação Flexível, em que participei como docente da Universidade de Coimbra 🙂

Nesse excelente seminário/debate defendi que a Automação, mais do que flexível, tem de ser inteligente e capaz de cooperar com colaboradores humanos.

Link Linkedin.

Link CEFAMOL.

“Universidade e Indústria: Financiamento da cooperação em Portugal”

Dia 25 de Novembro, às 18h, realizou-se via Plataforma Zoom, o debate “Universidade e Indústria: Financiamento da cooperação em Portugal” numa colaboração do Departamento de Física da Universidade de Coimbra e o Rómulo, que contou com as participações de:

Luísa Matos | Virtual Power Solutions
Gonçalo Quadros | Critical Software
Paulo Barradas | Bluepharma
Peter Villax | Hovione Technolog
J. Norberto Pires (organizador)| FCTUC
Isabel Damasceno | CCDRC – Presidente
A moderação do debate estará a cargo de Carlos Fiolhais, diretor do Rómulo.

Evento UC: “Universidade e Indústria: Financiamento da cooperação em Portugal” em debate online na UC | Notícias UC | A UC como nunca a viu.

Rua Direita: Rua Direita ≡ “Universidade e Indústria: Financiamento da cooperação em Portugal” em debate online na UC

Debate online “Investigadores da Universidade de Coimbra: como desenhar e financiar carreiras estáveis.

Data: 4 de Dezembro de 2020

Local: Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho, Coimbra

Link: https://www.facebook.com/events/292600222144993/

PARTICIPAÇÃO
Presentes no Rómulo:
– J. Norberto Pires (organizador), Professor do Departamento de Engenharia Mecânica;
– Maria Ribeiro, Investigadora de Neurociências e dirigente da PostDoc@UC;
– Gonçalo Velho, Investigador de Ciências Sociais (CES) e Presidente do Sindicato Independente dos Professores e Investigadores
– Elsa Henriques, Gestora de projetos do CNC – Centro de Neurociências da UC

Via ZOOM:
– Inês Almeida, Investigadora de Ciências Sociais (Psicologia) e dirigente da ABIC e da EURODOC;
– Jaime Nogueira, Investigador de Humanidades (História);
– Ana Carvalho, Investigadora de Farmácia e responsável de Comunicação do III;
– Ana Lúcia Lopes, Investigadora de Química;
– Helena Pais, Investigadora de Física;
– Paulo Matafome, Investigador de Medicina;
– Mafalda Laranjo, Investigadora de BioFísica;
– Daniel Gatões, Investigador de Engenharia;
– Antero Abrunhosa, Investigador e Diretor do ICNAS;
– João Castelhano, Investigador no ICNAS;
– Francisco Alves, Responsável pelo Ciclotrão;
– Miguel Marto, Investigador de Medicina Dentária

Público-alvo: Comunidade académica, nomeadamente docentes e investigadores.

Acesso à sessão Zoom
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86974559327
ID da reunião: 869 7455 9327

EMERALD: best paper award 2020

Um estudo internacional, liderado pelo cientista Norberto Pires, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de ser distinguido pela revista científica Emerald.

O artigo científico “Implementation of a robot control architecture for additive manufacturing applications”, que tem como coautores Filipe Monteiro Ribeiro (na altura aluno de mestrado da Universidade de Coimbra) e Amin Azar, do Instituto Tecnológico para a Indústria da Noruega (SINTEF, na sigla inglesa), foi premiado com o “Emerald Literati Award 2020” na categoria “Outstanding Paper”.

Segundo o grupo editorial da revista, responsável pela escolha dos trabalhos vencedores, este artigo foi «um dos trabalhos mais excecionais publicados ao longo do ano 2019». É já a segunda vez que o cientista da FCTUC é galardoado com o prémio de melhor artigo do ano, o que é raro, uma vez que a competição é muito grande.

O estudo agora premiado, realizado em colaboração com o fabricante de software RoboDK, no Canadá, faz parte de um projeto mais amplo de desenvolvimento de sistemas robotizados e competência na área do fabrico aditivo de metais, iniciado em 2018 pela equipa de Norberto Pires. No essencial, explica o investigador da FCTUC, «os sistemas desenvolvidos centram-se na capacidade de imprimir metais tendo por base dois tipos de sistemas de impressão: baseados em soldadura CMT (Cold Metal Transfer) para peças de maior dimensão, com capacidade estrutural, e baseados em deposição por laser, para novas ligas metálicas e peças mais pequenas e muito difíceis de construir por métodos tradicionais (essencialmente na área da indústria aeronáutica e automóvel)».

Nesses desenvolvimentos, esclarece, «dada a enorme complexidade das peças, o que gera trajetórias de impressão complexas e muito complicadas de realizar, desenvolvemos software próprio para o corte das peças em camadas, para o cálculo de trajetórias do robô e para a simulação em tempo real de todo o sistema (digital twin). Nesse esforço, estabelecemos parcerias com várias empresas que produzem software acessório para estas áreas».

Graças aos resultados obtidos nos vários estudos realizados no âmbito deste projeto alargado, foi possível obter financiamento, por exemplo, da TATA Steel (Índia), uma das maiores fornecedoras de metal do mundo, e da Agência Nacional de Inovação (ANI), para criar o Laboratório de Fabrico Aditivo da Universidade de Coimbra, que está instalado no Laboratório de Construção Metálica e Mista do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC. «Esse equipamento permite à UC colocar-se na vanguarda da investigação e desenvolvimento na área, prestando também serviço ao exterior, o que significa ajudar a economia nacional a tornar-se muito mais competitiva e a liderar nesta área», assinala Norberto Pires.

O prémio agora obtido, declara ainda o docente do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC, «para além da satisfação pessoal por ver reconhecido o meu trabalho e da minha equipa, constituída por mais de uma dezena de pessoas, entre doutorados e alunos de doutoramento, é a confirmação de que somos capazes de fazer desenvolvimentos ao mais alto nível internacional e, com investimento, podemos produzir conhecimento que nos distingue e pode ajudar fortemente a nossa economia e as nossas empresas a serem competitivas».

Cristina Pinto

Links e fotos:

Notícia UC: Revista científica internacional distingue investigação da Universidade de Coimbra na área das tecnologias de manufatura aditiva | Notícias UC | A UC como nunca a viu.

Emerald 2020 – Oustanding Paper Award: 
https://www.emeraldgrouppublishing.com/journal/ir/literati-awards/industrial-robot-literati-award-winners-2020

CCDR’s – Um Passo para onde?

Conferência | “CCDR’s – Um Passo para onde ?”

❗️ No âmbito da Pós-graduação em Ciências Políticas

🗣 Abertura:
– Pedro Costa
– Ferreira Ramos

👥Oradores:
– Cristina Azevedo
– Helena Freitas
– J. Norberto Pires
– José Reis

Súmula: Albino Almeida

📅 12 Outubro – 18h

➡️ Presencial : Auditório Marques de Almeida

➡️ Plataforma ZOOM | ID da Reunião: 606 890 6769

Campus Party 2020 – A pandemia por COVID-19 modificou a Indústria 4.0?

O processo de digitalização da indústria estava em curso até que a Pandemia por Covid-19 paralizou o mundo. O que mudou? Será tudo igual, a partir de agora, ou há aspetos que precisam de ser reformulados? Estamos preparados para o teletrabalho na indústria? Os planos da Indústria 4.0 precisam de ser repensados? Em que medida?

Conferência ONLINE na iniciativa CAMPUS PARTY 2020. – 11 de Julho de 2020 – ONLINE

Link: Campus Party Digital Edition Portugal 2020 | Just another Campus Party • #FeelTheFuture Sites site (campus-party.org)

Vídeo da Sessão: Campusero | Campus Party Digital Edition Portugal 2020 | Just another Campus Party • #FeelTheFuture Sites site (campus-party.org)

Vídeo Youtube

A novel multi-brand robotic software interface for industrial additive manufacturing cells

This study aims to report the development of a provisional robotic cell for additive manufacturing (AM) of metallic parts. To this end, the paper discusses cross-disciplinary concepts related to the development of the robotic cell and the associated command and control system such as the Computer-Aided Design (CAD) interface, the slicing software and the path planning for the robot manipulator toward printing the selected workpiece. This study also reports the development of a virtual production cell that simulates the AM toolpath generated for the desired workpiece, the adaptation of the simulation environments to enable AM and the development of a user application to setup, command and control the AM processes. If a digital twin setup is efficiently built, with a good correlation between the simulation environment and the real systems, developers may explore this functionality to significantly reduce the development cycle, which can be very long in AM applications where metallurgic properties, part distortion and other properties need to be monitored and controlled.

Link to paper: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IR-11-2019-0237/full/html

Viseiras em ALCANENA

Uma família de Alcanena, em que um dos elementos é nosso aluno de Engenharia Mecânica (Universidade de Coimbra) decidiu imprimir viseiras para a comunidade: bombeiros, centros de saúde, lares, etc.

O nosso aluno, Diogo Alexandre, falou à TSF sobre esta iniciativa da família.

Ouça aqui,

Alcanena – Diogo Alexandre

Leia aqui.

Viseiras da Universidade de Coimbra – update

Depois de termos realizado o projeto de uma viseira confortável, funcional e fácil de montar, que pode ser construída usando uma impressora 3D, verificamos que faria sentido, para obter maior cadência de produção, realizar um molde para injeção de plástico.

Felizmente, com a colaboração de várias entidades e da comunidade da Universidade de Coimbra, em especial da empresa Tecnimoplás (Marinha Grande), realizou-se um molde que entrou em produção na quarta-feira (15 de Março de 2020) com uma cadência de 2000 peças por dia 🙂

Aspeto do molde desenvolvido pela empresa Tcnimoplás (Marinha Grande) para produzir as Viseiras da Universidade de Coimbra.

Toda este esforço teve o apoio de várias entidades e reuniu uma grupo muito grande de pessoas que ajudaram a montar as viseiras:

A unidade UC Business da Universidade de Coimbra, cuja dedicação e envolvimento nestas ações é exemplar. Em especial, destaco o Nuno Mendonça, a Ana Rita Querido e o Luís Simões da Silva;

Os Club de Rotários da Figueira da Foz e de Coimbra que apoiaram financeiramente muitos dos consumíveis usados nas viseiras;

A FCTUC que reuniu quase 40 000 folhas de acetatos, um pouco por todos os departamentos, por iniciativa da Conceição Girão;

Os alunos de vários ciclos de ensino da Universidade de Coimbra que se mobilizaram, por iniciativa da Ana Rita Querido (UC Business), para ajudar nas tarefas de montagem;

O NEEMAAC e outros núcleos de alunos da UC, que ajudaram em múltiplas tarefas;

Os nossos ex-alunos, como é o caso do Noel Hugo Carlos da Tecnimoplás, que se disponibilizaram a ajudar.

Todo este esforça mostra uma comunidade poderosa que respeita e valoriza a Universidade de Coimbra.

EXCELENTE TRABALHO DE EQUIPA 🙂

O centro logístico da iniciativa “Viseiras da Universidade de Coimbra” foi montado mo POLO I da Universidade de Coimbra, no 3º piso da Faculdade de Medicina.

As viseiras estão a ser distribuídas, a pedido, por várias instituições: hospitais, centros de saúde, lares e centros de dia, bombeiros, instituições que cuidam de pessoas com deficiência, farmácias, serviços de segurança (PSP), etc.

Lar de 3ªa idade
Reitoria da UC
Centro COVID-19
Centro COVID-19
Centro COVID-19
Centro COVID-19
PAJE
Universidade de Coimbra
Santa Casa da Misericórdia de Coimbra
Santa Casa da Misericórdia de Coimbra
Município de Oliveira do Bairro 🙂

Várias notícias na IMPRENSA NACIONAL

COVID-19 – Viseira para imprimir!

Versão ligeiramente modificada publicada hoje (29/3/2020 – 3:10AM – ver abaixo)

Ver vídeo com ligeira alteração ao modelo de Viseira, com um pino suplementar para fixar o acetato, mantendo a facilidade de montagem (ver abaixo).

Ver vídeo de dois modelos: modelo redondo à frente e modelo plano (ver abaixo)

Ver vídeo de montagem de uma folha de acetato (ver abaixo)

Neste esforço para ajudar a comunidade devido ao COVID-19, é importante que possamos fornecer equipamento ao pessoal médico. Há imensas propostas na internet, mais ou menos simples, cujo ficheiro pode importar e imprimir na sua impressora 3D. O projeto abaixo é meu e permite montar uma viseira para aplicações médicas.

Em uso hospitalar 🙂
Inside Printer View 🙂
Versão definitiva 🙂
Versão curta: viseira protege rosto e pescoço
Versão Longa: rosto, pescoço e orelhas 🙂

Foi desenhado em Inventor durante a noite passada.

Imprimi o protótipo hoje, usando duas opções: viseira em acrílico (0.6mm de espessura e dimensão A4 – 210mm x 297mm) ou em acetato mais grosso (também A4). Os dois funcionam bem, sendo o acetato mais barato.

Disponibilizarei em breve fotos do protótipo, mas a montagem é fácil: imprimir, furar uma folha de acetato, meter uma banda elástica para agarrar à cabeça e já está!

Ficheiro STL (versão STANDARD): https://www.jnorbertopires.pt/wp-content/uploads/jnp_viseira_covid19-01_PRINT_v4.stl

Ficheiro STL (versão LIGHT – mais rápida de imprimir): https://www.jnorbertopires.pt/wp-content/uploads/jnp_viseira_covid19-01_PRINT_v5.stl

Ficheiro STL (versão LIGHT – mais rápida de imprimir VERSÃO LIGEIRAMENTE MODIFICADA A 29/03/2020): https://www.jnorbertopires.pt/wp-content/uploads/jnp_viseira_covid19-01_PRINT_v6.stl

Versão ligeiramente modificada – 29-03-2020

Ficheiro STL (versão plana à frente 4/04/2020): https://www.jnorbertopires.pt/wp-content/uploads/jnp_viseira_covid19-01_PRINT_v8.stl

Ficheiro STL (versão ligeiramente modificada com mais um pino de cada lado 5/04/2020): https://www.jnorbertopires.pt/wp-content/uploads/jnp_viseira_covid19-01_v6_tecnimoplas_v3.stl

Ficheiro STL (suporte inferior para curvatura): https://www.jnorbertopires.pt/wp-content/uploads/suporte_inferior.stl

Ficheiro PDF – Esquema de Furação da viseira (versão curta – viseira A4): https://www.jnorbertopires.pt/wp-content/uploads/hole_template.pdf

Ficheiro PDF – Esquema de Furação da viseira (versão curta – viseira A4): https://www.jnorbertopires.pt/wp-content/uploads/guia_montagem_furacao_a3.pdf

Modelo impresso pelo João Cardoso em que usou papel de plastificar que passou por calor para ficar transparente.

Fiz algumas versões usando acrílico e PVC em rolo. Em breve publicarei resultados e modelos para furar a folha da viseira.

Suporte inferior – Inventor – STL file acima

Procedimento:

1) Imprimir o suporte em PLA – ficheiros STL acima – eu usei impressoras Ultimaker 3;

2) Imprimir o Guia de Montagem e Furação A3 acima. Basta usar isso como template e furar o material transparente nos locais assinalados e fazer os cortes assinalados;

3) Eu experimentei: PVC em rolo de 0.75mm e de 0.25mm (rijo e flexível – este é mais caro, o triplo do preço, mas o conforto é maior), papel de acetato de elevada gramagem, plástico de encadernar depois de passar pelo calor.

3) Montar na Viseira e colocar a Banda Elástica – usei banda elástica do mercado com 3cm de largura – cortei em fitas de 1 cm.

Imprimir, imprimir… imprimir!
Viseira “fabricada” pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica da Associação Académica de Coimbra. Fantástico 🙂
Viseiras para uma Farmácia de PENACOVA 🙂

“E se…”, Ep.19 – O Hospital Adiado

O HOSPITAL ADIADO
O Hospital da Compaixão em Miranda do Corvo é algo que me deixa perplexo. Custou 7 milhões de euros, foi construído com dinheiro da Fundação ADFP e uma pequena parte da Câmara Municipal de Miranda do Corvo. Está pronto a funcionar. Tem equipamento do mais avançado que existe. Mas não tem autorização para abrir, nem o SNS responde sobre os necessários protocolos que permitam que o hospital preste serviço numa região de interior. Ainda esta semana o Governo apresentou uma pacote de quase 500 milhões de euros para atrair pessoas para o interior, prometendo incentivos de quase 5 mil euros por pessoa. Pois aqui está uma medida bem mais simples e mais barata: baste permite que bara o Hospital da Compaixão. De certeza que vai atrair mais gente para o interior, pois essas pessoas vão sentir-se mais apoiadas e seguras nessa complicada decisão de mudar para o interior.

O “E se…” é um programa que faço para o COIMBRA CANAL com a realização de Rijo Madeira 🙂

AMConstruction Project

The AMConstruction – Additive Manufacture in Steel Construction project (J. Norberto Pires – CEMMPRE and Trayana Tankova – ISISE), which works in additive manufacturing, was the winner of the International Patronage R&D initiative of the University of Coimbra (UC).

More information here.